sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Inadimplência: Questão econômica ou cultural?

Mas espera ai, mal inaugurei essa joça que tento chamar de blog e já vamos discutir questões políticas ou algo do tipo???

Não, jovem padawan. Não estou com muito saco para falar sobre isso, mas o que eu quero discutir, e que tem a ver com o título desse post é algo que me irrita profundamente. Mas antes, precisamos contar a historinha para envolver o leitor no clima.

Era uma vez... Certas vezes, em meu recinto de trabalho, onde dentre tantas atividades eu atendo telefonemas de clientes (alguns devedores). E algumas pessoas ficam irritadas com minha pobre pessoa, onde ela diz para mim que está devendo um título. Esse título /boleto, geralmente já venceu há muitos dias e a pessoa depois de contar a sua situação "no vermelho", me pergunta enfurecida:

"Mas por que você (empresa) não me ligou para avisar que eu estava devendo? ...... (imagine que após as reticências existam palavrões do cliente)."

Depois dos xingamentos, o cara desliga na minha cara e eu fico quase a ponto de me transformar no Hulk de tanta raiva. Salvos problemas internos, que acontecem bastante com geração de boletos, e considerando que o cliente recebeu o boleto para pagar, a raiva não é pelo cara ter sido grosseiro comigo, sem brincadeira. Mas pela atitude tão pobre e desprezível de tamanha cara-de-pau.

Como uma pessoa fica devendo uma conta, que passa do vencimento e depois de mais de quinze dias, tem a cara-de-pau de dizer que a empresa tem obrigação de ligar pro bonitão para avisar : "Senhor, está devendo uma duplicata para nós. Pague-a por favor."

Uma pessoa que quer ser tratada com uma mordomia dessas só tem um lugar para ir, onde a maioria dos dejetos humanos se encontram. Afinal de contas, assim que a vida vira algo mais divertido pelo que parece, ao menos para pessoas assim.

Aí eu me pergunto: "Existe gente tão sem vergonha por causa de um país com impostos altos? Ou por que as pessoas são adestradas ensinadas a agirem assim quando crescidas, para tirar vantagem dos problemas o máximo possível?"

Parece hipocrisia? Não vejo por esse lado. Não é novidade que a maior parte das pessoas gosta de se aproveitar das situações. O Tio Gerson e sua lei que o digam. Talvez o que tenha acontecido com ele tenha sido só o começo de falsidade que muita gente esconde, mas que de vez em quando aparece, manifestada em toda sua naturalidade, seja no telefone, ou seja em um vídeo.



Sempre detestei TV aberta (tirando os desenhos da infância), e esse é um dos motivos.

Bom, hora de descansar um pouco agora e relaxar com alguma coisa. Como citei para minha colega, Srta. C: "Ficar de pijama numa sexta-feira é algo mágico. São momentos de inspiração". Viva a sexta-feira!!


2 comentários:

carol :D disse...

viva os pijamas!

kah disse...

pijama? ...naaaaa...ooo

Postar um comentário